//dacmaiss.com/4/4917634 Forças inter-moleculares (Forças de Vaan-der-Waals e Pontes de Hidrogénio - Química Quem És Tu?!

Header Ads

Header ADS

Forças inter-moleculares (Forças de Vaan-der-Waals e Pontes de Hidrogénio

Forças inter-moleculares (Forças de Vaan-der-Waals e Pontes de Hidrogénio).


                        Vander waals

Forças intermoleculares


As moléculas de uma substância sólida ou líquida se mantêm unidas através da atracção existente entre elas. Quanto maior for a força de atracção maior será a coesão entre as moléculas. Isso ocasionará um aumento nos pontos de fusão e ebulição da substância. 
As moléculas dos gases praticamente não exercem forças de atracção entre si. Por isso os gases apresentam baixos pontos de ebulição e extrema facilidade de se expandir. 




As forças intermoleculares ocorrem, portanto, em compostos covalentes nos estados líquido e sólido - não são verificadas no estado gasoso (H2O(g), NH3(g))são classificadas em dois tipos: Força de Van der Waals e Ligação de hidrogénio.

Forças de Van der Waals são divididas em vários tipos, conforme a natureza das partículas.

Dipolo-dipolo ou dipolo permanente – dipolo permanente ou dipolar: ocorre em moléculas polares.

Ex: HCl, HF, HI, e.t.c


NB: molecular apolar tem momento dipolar diferente de zero. 

Dipolo permanente-dipolo induzido

Quando uma molécula polar se aproxima de uma molécula apolar, ocorre uma distorção da nuvem electrónica da molécula apolar, a qual fica polarizada por indução. As duas partículas ambas polarizadas ( dipolo permanente e dipolo induzido), atraem-se mutuamente.
Ex: HCl e Ar



Dipolo instantâneo - Dipolo induzido 

Também chamada Força de dispersão de London, é uma atracção que ocorre entre moléculas apolares, que quando se aproximam umas das outras, causam uma repulsão entre suas nuvens electrónicas, que então se deformam, induzindo a formação de dipolos.
Essa força é mais fraca que a do tipo dipolo permanente - dipolo permanente. Logo, as substâncias que apresentam esse tipo de ligação apresentam menor ponto de fusão e ebulição.
Ex: C5H12, I2 ....



Ligações de Hidrogénio

As ligações de hidrogénio são atracções intermoleculares normalmente intensas e ocorrem entre moléculas que apresentam ligações entre hidrogénio e átomos muito electronegativos (F, O, N).
Ex: H2O, HF, NH3.





Teacher: Russo o ranger que não morfeia💥💥💥💥

Giboia não facilita 🐍🐍🐍🐍


Bibliografia 

BONI, Luis Alcides Brandine De, GOLDANE, Eduardo; Introdução clássica a Química Geral. Grupo Tche Quimica; Rio de Janeiro 2004.
COCHO, Estênvão Bento, Química – Caderno de Exercícios – 11ª e 12ª Classes, s/ed. Diname, Maputo.
MONJANE, Armindo, CUCO, Ricardo Américo, Pré-Universitário – Química 12ª, s/d,. Maputo, 2010
SOUSA, Alexandre Araújo de e FARIAS, Robson Fernandes de, Cinética Química: teoria prática, s/ed., Editora Átomo, SP – 2008.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.