Breve História de Tabela periódica
Tabela Periódica
Breve História da Tabela Periódica
Foram vários os cientistas químicos que se preocuparam em organizar os elementos químicos segundo suas propriedades dentre eles Doebereiner, Chancourtois, Newlands, Mendeleev e Henry Moseley.
Em 1829, Johann W. Döbereiner teve a idéia de agrupar os elementos em serie de três (3), ou tríades. Grupo de três elementos com propriedades semelhantes iniciou a noção do grupo.
Em 1864, John Newlands, organizou os elementos por ordem crescente de seus pesos ou massa atômicas e observou semelhanças entre o primeiro e o oitavo elemento, entre o segundo e o nono e propôs a lei da das Oitavas.
Esta observação funcionava bem ate ao cálcio.
Lei Periódica de Mendeleev
Em 1869 Dimitri Mendeleev colocou a existência de alguns elementos por ordem crescente das suas massas atômicas e verificou que existia uma periodicidade ou semelhança nas propriedades dos elementos e enunciou a lei periódica: “as propriedades dos elementos são uma função periódica dos seus pesos atômicosʼʼ. Limitação: Te está antes do I na TP segundo as massas.
Lei Periódica de Moseley
Em 1913 Henry Moseley lançou o conceito de número atômico e a tabela de Mendeleev foi reorganizada visto que o número atômico caracterizava melhor o elemento químico do que a sua massa atômica. Ordenou os elementos segundo os números atômicos crescentes e não segundo as massas atômicas, eliminando algumas incongruências verificadas na tabela de Mendeleev e chegou-se, então, a tabela periodica actual. Assim, para Moseley: “as propriedades dos elementos são uma função periodica dos seus números atômicosʼʼ- lei periódica atual.
NB: A Tabela Periódica de Mendeleev é organizada de acordo com crescente peso ou massa atômica dos seus elementos enquanto que a de Moseley é organizada de acordo com crescente numero atômico.
Porquê a Tabela Periódica possui o nome periódica?
A Tabela Periódica possui o nome “Periódico” porque, conforme os seus elementos são arranjados, as propriedades destes apresentam um curioso comportamento repetitivo.
Prof: Russo
Giboia não facilita o ranger que não morfeia
Excelente
ResponderEliminarExcelente
ResponderEliminarMuito bom
ResponderEliminar