Montagem das fórmulas das substâncias através das valências dos elementos
Valência de um elemento
Valência – é um valor que indica a capacidade que um átomo de qualquer elemento químico tem de se ligar com outro átomo para formar uma substância ou molécula.
As formulas das substâncias, surgem quando os átomos ligam-se entre se através das suas valências, por exemplo; o formula química cloreto de cálcio a é CaCl2.
Isso ocorreu devido as valências de cálcio e cloro, as formulas das substâncias não surgem do nada mais sim pela combinação das suas valências.
Como representar as fórmulas das substâncias segundo as valências dos seus elementos?.
✓Escrever os símbolos dos elementos que constitui a molécula.
✓Fazer troca de valência dos elementos que constitui a molécula.
Quadro de valências de alguns elementos.
NB: Existem elementos que possuem mais de uma valência, como o caso: o caso de ferro, cobre, N, Cl entre outros logo esses elementos podem fazer muitas ligações com outros átomos, enquanto que alguns consegue efectuar, uma, duas e três ligações somente. Os elementos que possuem uma valência efectuam uma ligação os que possuem valência igual a dois fazem duas ligações assim sucessivamente.
✓Qual é a substância formada por átomo de cálcio com valência II e cloro com valência igual a I.
Logo teremos: Ca1Cl2 = CaCl2 o número 1 não se escreve qualquer número multiplicado por um é igual a um (1).
Como a primeira regra diz escrever os símbolos químicos dos elementos, e de seguida trocar as valências, observe que cloro tem valência I e cálcio tem valência II, para formar o CaCl2, o cálcio trocou de valência com cloro, no final o clorou ficou com valência II e cálcio valência I.
Observe: a tabela
Prof: Russo
O ranger que não morfeia
Sem comentários